Eventos

Eventos Externos 2026

Em breve

Em breve

Eventos Externos 2025

Palestra | IE/UFRJ - A Geopolítica da Transição Energética - Rio de Janeiro, RJ

No dia 28 de novembro, o Coordenador Prof. Luan Santos do VI Encontro Nacional de Economia Política Internacional (ENEPI) 2025, no Instituto de Economia da UFRJ, integrando a mesa “A Geopolítica da Transição Energética”. O debate abordou as dimensões geopolíticas da transição energética, incluindo novas dependências tecnológicas, disputas por recursos e impactos estruturais na economia global. Na minha fala, trouxe uma reflexão sobre a transição energética à luz da agenda climática, em diálogo com os debates da COP30.

10/11/25 – Equipe do Climate Finance Hub Brasil com o Prof. Emílio La Rovère em frente ao auditório do Brasil da Green Zone. Luan Santos, Sofia Carra, Giovanna Tosto e Luisa Sebastianelli (gFIS) e Victor Duarte (BRASFI).

11/11 – Equipe do Climate Finance Hub Brasil em evento na Casa EY. O tema do painel foi “Transição Climática: metodologia ACT, resultados, desafios e oportunidades”. Sofia Carra (gFIS) foi mediadora, Luan Santos (gFIS) palestrou ao lado de representantes de empresas do Grupo Votorantim Cimentos e a Citrosuco.

12/11 – Equipe do Climate Finance Hub Brasil em evento na Casa Combio, na ilha do Combu. O Prof. Luan Santos palestrou em painel sobre o tema “Governança Corporativa e Transição Climática: Ferramentas e Dados para Ação”. O evento foi realizado em parceria com o IBGC.

12/11 – O Prof. Luan Santos e Laura Albuquerque participaram do lançamento do Caderno Finanças Climáticas do Amanhã. O Caderno é fruto do curso oferecido este ano pelo Museu do Amanhã chamado Finanças Climáticas do Amanhã. O evento contou com diversos professores que lecionaram as aulas durante o curso. O evento ocorreu no Museu das Amazonias. 

13/11 – O Prof. Luan Santos palestrou no auditório do Brasil, na Green Zone. O tema foi “Finanças Climáticas: alianças estratégicas para impacto”. A fala foi em parceria com o BNDES e a ABEEólica. O painel ocorreu no auditório Uruçu e foi transmitido ao vivo pelo canal do MMA. 

14/11 – O Prof. Luan Santos palestrou na Casa Brasil em evento com tema “Mensuração Climática para Gestão Empresarial: Financiamento da Transição para uma Economia de Baixo Carbono”. O evento foi realizado em parceria com o Bradesco.

O evento ocorreu em parceria com o Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) e empresas do setor: Ipiranga, Vibra Energia e Petrobrás.

Equipe do Climate Finance Hub Brasil no lançamento do estudo.

No dia 25/09/2025, o grupo de Finanças e Investimentos Sustentáveis da UFRJ (gFIS) e a Aliança Brasileira de Finanças e Investimentos Sustentáveis (BRASFI), com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS) promoveram um debate sobre o Mecanismo de Ajuste de Carbono na Fronteira (CBAM) e seus impactos na competitividade da indústria brasileira. O encontro reuniu especialistas para discutir os desafios regulatórios, as implicações para exportadores nacionais e as oportunidades de adaptação e inovação rumo a uma economia de baixo carbono.

No dia 14 de outubro de 2025, o Prof. Luan Santos, coordenador do gFIS, participou da Aula Inaugural das novas turmas do LARES/UFRJ. 

O tema “Desafios do Brasil na COP30”, convidou à reflexão sobre o papel do Brasil no futuro sustentável do planeta.

No dia 03 de setembro, o Prof. Dr. Luan Santos, Coordenador do gFIS,  participou do evento promovido pelo LARES/UFRJ “ESG e Finanças Sustentáveis: caminhos para a resiliência econômica e socioambiental”.

Em um mundo em transformação, discutir finanças sustentáveis e a integração de critérios ESG é essencial para construir uma economia mais resiliente, justa e de baixo carbono.

A Equipe do Climate Finance Hub Brasil foi co-host do evento Comunidade Regional de Práticas sobre Planos de Transição Corporativa no Brasil, junto com a World Benchmarking Alliance (WBA), Climate Champions Team (CCT), Climate Bonds Initiative (CBI), Science Based Targets initiative (SBTi) e World Climate Foundation (WCF). O evento técnico discutiu a transição climática em diversos setores.

Equipe do Climate Finance Hub Brasil.

Nos dias 15, 16 e 17 de agosto, o Rio de Janeiro sediou o Climate Reality Leadership Corps, um treinamento promovido pelo Climate Reality Project, organização global criada pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore. Ao final de três dias de imersão e formação, os participantes foram certificados como Líderes da Realidade Climática. Esta edição foi especialmente marcante por ter sido conduzida pelo próprio Al Gore e por contar com a presença personalidades como Marina Silva, André Corrêa do Lago, Carlos Nobre, Thelma Krug, Mercedes Bustamante entre outros.

Ao lado, Laura Albuquerque e Giovanna Tosto.

No dia 12 de agosto no evento “Clima em Foco: Engenharia e Soluções”, promovido pelo Clube de Engenharia do Brasil, o Coordenador do gFIS Prof. Luan Santos participou do painel de discussões sobre o tema “Soluções para Habitações Populares e Economia Circular”. Conectando inovação, inclusão e responsabilidade ambiental, mostrou-se que é possível repensar a construção e o uso dos recursos para um futuro mais justo e inteligente.

No dia 25 de agosto, foi realizado o seminário “Os desafios do financiamento climático em um mundo em transformação”, em São Paulo, em parceria com a FIESP e a FEBRABAN. O evento reuniu cerca de 100 participantes para debater a agenda de finanças sustentáveis no Brasil no contexto pré-COP30 e além, e marcou o lançamento das publicações Climate Finance Pathways 2025 e do Caderno Setorial sobre a Transição Climática no Setor Elétrico. O Caderno, apresentado pelo Prof. Luan Santos, conta com análises sobre políticas públicas, mecanismos financeiros e o grau de preparação das empresas para a transição climática.

No último dia 7 de agosto, o gFIS esteve presente no São Paulo Climate Week, promovido pelo Cubo Itaú, acompanhando a agenda COP ao Cubo, no contexto da preparação para a COP30.

O Coordenador Prof. Luan Santos e a pesquisadora Giovanna Tosto acompanharam de perto debates com personalidades de destaque da agenda climática, reforçando a importância da construção de pontes capazes de potencializar ações entre o setor financeiro, o setor privado e políticas públicas frente aos desafios do clima.

No dia 15 de julho, no workshop “Maturidade da Transição Climática como Chave para Destravar Financiamento Sustentável”, o Coordenador do gFIS Prof. Luan Santos e a pesquisadora Sofia Carra apresentam ferramentas como a metodologia ACT e a plataforma Transition Arc, fundamentais para fortalecer planos de transição climática com credibilidade e transparência. Além disso, junto de Moara Morasche, apresentam o case especial da Eletrobras, mostrando como o setor elétrico pode abrir caminho para setores de difícil descarbonização.

Entre os dias 1 e 2 de julho, o Coordenador do gFIS Luan Santos e a pesquisadora Giovanna Tosto marcaram presença no Congresso Sustentável 2025 – Brasil de Soluções, realizado em Belém (PA). O evento, promovido pelo CEBDS, foi um marco no calendário ambiental do país, especialmente neste ano em que o Brasil sediará a COP30.

Com participação ativa de representantes do setor empresarial, governo, sociedade civil e academia, o encontro buscou debater caminhos práticos e escaláveis para a transição climática, destacando o papel estratégico do Brasil como provedor global de soluções

Em junho de 2025, a pesquisadora do gFIS e Líder de Pesquisa do Climate Finance Hub Brasil, Sofia Carra, esteve presente na London Climate Week, reforçando o papel estratégico do projeto na articulação entre finanças, dados e ação climática, contribuindo para fortalecer a agenda rumo à COP30 e posicionar o Brasil no centro das soluções globais. 

Em junho de 2025, Sofia Carra esteve em Bonn, na Alemanha, acompanhando as reuniões preparatórias para a COP30 durante a primeira semana da Conferência de Bonn (SB62).

Entre os principais temas discutidos nas mesas de negociação estiveram: transição energética, adaptação, transição justa, financiamento climático e o Balanço Global (GST).

De 9 a 13 de junho de 2025, em Nice, na França, foi realizada a 3ª edição da UNOC (United Nations Ocean Conference), a principal conferência da ONU dedicada à proteção dos oceanos.

A conferência reuniu lideranças globais para debater soluções concretas para os desafios marinhos e acelerar o cumprimento do ODS 14 – Vida na Água da agenda 2030 da ONU. Entre os temas discutidos estiveram a poluição plástica, biodiversidade em alto-mar, financiamento azul, descarbonização do transporte marítimo e ampliação de áreas marinhas protegidas.

No dia 30/05, no Museu do Amanhã (RJ), o Prof. Luan Santos, Coordenador do gFIS, ministrou a aula magna “Panorama do Financiamento Climático Internacional e Nacional”, junto de Rogerio Studart, economista, especialista em finanças internacionais e desenvolvimento sustentável.

O evento promovido pelo Museu do Amanhã e pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) inaugura a Escola do Amanhã e o curso “Finanças Climáticas do Amanhã”. Trata-se de uma oportunidade única para refletir sobre os caminhos do financiamento climático em um cenário global de transição justa.

O evento também contou com a participação de Ricardo Piquet – Diretor Geral do IDG.

Realizado nos dias 26 e 27 de maio, o II Fórum de Finanças Climáticas e de Natureza,  reuniu lideranças públicas e privadas para debater caminhos concretos para uma economia verde, inclusiva e resiliente. 

O evento contou com a presença de palestrantes nacionais e internacionais e, dentre as diversas temáticas debatidas, discutiu o papel estratégico de bancos de desenvolvimento, investidores e organismos multilaterais na mobilização de capital para a transição climática e a conservação da biodiversidade. 

Da esquerda para a direita: Prof. Dr. Thauan Santos, Giovanna Tosto, Prof. Dr. Luan Santos, Laura Albuquerque e Sofia Carra.

No dia 8 de maio, a pesquisadora Giovanna Tosto participou do segundo encontro do workshop “Desafios e Prioridades do Agro para a Nova NDC Brasileira”, promovido pela Fundação Dom Cabral e pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS). O debate teve como foco a consolidação dos Grupos de Trabalho temáticos e avançou na discussão sobre emissões, remoções, incentivos financeiros e políticas públicas, reforçando a importância do alinhamento do setor agro ao Plano Clima e o papel estratégico do Brasil na agenda climática.

 
 

No dia 28/05, a BRASFI em parceria com o gFIS, promoveu o primeiro webinar externo da Trilha COP30, com o objetivo de discutir os caminhos do Brasil na regulação do mercado de carbono rumo à COP30.

Participaram do debate Laura Albuquerque – Chief Climate Officer, Future Climate Group e membro do gFIS; o Prof. Dr. Luan Santos – Coordenador do gFIS e Carolina Grangeia – Doutoranda membro do gFIS.

 

Tema: “Mercado de Carbono: comparando o Sistema Europeu e a realidade brasileira”

Neste episódio, o Prof. Dr. Luan Santos, coordenador do gFIS, e Ivan Silvestri, Diretor de Novos Negócios da Carbono Zero, exploram as diferenças, desafios e oportunidades entre o mercado europeu e o cenário brasileiro.

Eventos Externos 2024

COP29 - Baku, Azerbaijão

O gFIS e a BRASFI estiveram presentes na COP29 em Baku, Azerbaijão!

Luan Santos, Coordenador do gFIS e membro da BRASFI e Sofia Carra, membro do Conselho Estratégico da BRASFI, trouxeram alguns dos principais temas que dominaram a conferência: Financiamento Climático e as negociações essenciais para a implementação do Acordo de Paris.

Na terça-feira (03/09/2024), o grupo Finanças e Investimentos Sustentáveis (gFIS) apoiou o Webinar “Making Sustainable Finance Taxonomies Work in the G20 to Achieve the Biodiversity Plan”. O evento teve como objetivo destacar a importância das Taxonomias e da Divulgação de Finanças Sustentáveis na mobilização de recursos para a proteção e restauração da biodiversidade nos países G20.

O Coordenador do gFIS, Professor Dr. Luan Santos, palestrou no workshop sobre Cadeias de Suprimentos Sustentáveis da UFM no Cairo, no Egito. Ele ficou responsável pelas discussões sobre os impactos do Mecanismo de Ajuste de Carbono na Fronteira (CBAM) sobre os países da União para o Mediterrâneo (UfM). Este workshop foi coordenado pela UfM com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH) – GIZ. O objetivo do workshop foi aprimorar a colaboração entre os países pareiros do Mediterrâneo para apoiar economias resilientes e contribuir para os esforços globais de sustentabilidade.

O gFIS esteve presente na XLV JICTAC da UFRJ com a apresentação dos trabalhos pela aluna Giovanna Tosto:  “Explorando a Relevância das Mudanças Climáticas na Formação e Administradores: Uma Perspectiva Metodológica do Mural do Clima” e “Viabilidade Financeira de Projetos de Descarbonização”.

Na quinta-feira (25/04/2024), o coordenador do gFIS, o Prof. Dr. Luan Santos, participou do evento virtual Colombia Carbon Forum. Na ocasião, Luan Santos, Nathalia Flores, Paula Buendía e Denitza González discutiram sobre negociações e a falta de ambição climática no meio internacional.

Eventos Externos 2023

COP28 - Dubai, Emirados Árabes Unidos

No sábado, 02/12/2023, o prof. Luan Santos, representou o gFIS na COP28 como painelista online, a convite do BNDES, compartilhando sua vasta experiência no tema do Mercado de Carbono no Brasil e na América Latina. 

Na terça-feira, 31/10/2024, o gFIS, em parceria com o think tank alemão Climate & Company e com a Aliança Brasileira de Finanças e Investimentos Sustentáveis (BRASFI), organizou o webinar “O Mecanismo de Ajuste de Carbono na Fronteira (CBAM) e seus impactos no Brasil: Análises, perspectivas e desafios à economia”.

Na quinta-feira, 19/10/2023, o prof. Luan Santos participou da Semana de Engenharia da UERJ com o debate sobre as finanças sustentáveis a partir da análise dos seus principais desafios e oportunidades no Brasil. 

Na quarta-feira, 18/10/2023, o prof. Luan participou do Seminário Cidades Verdes. O Seminário é um laboratório de ideias, cases, experiências multidisciplinares e interativas sobre desenvolvimento sustentável nos grandes centros urbanos, alinhados com as modernas práticas ESG. Realizado desde 2011 pelo Instituto Onda Azul em parceria com a Firjan, ele já faz parte da agenda dos principais eventos de sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro. O tema de 2023 foi “O Futuro da Água e da Energia nas Cidades Sustentáveis”, tendo como base os ODS 6 e 7.

Na quinta-feira (05/10/2023),  o coordenador do gFIS, o Prof. Dr. Luan Santos, mediou o painel “O Futuro da Energia para Conter as Mudanças Climáticas”. A Rio Innovation Week é o maior evento de inovação, negócios e tecnologia da América Latina. 

Na terça-feira 29/08/2023, o professor Luan Santos realizou uma apresentação sobre as perspectivas e desafios na América Latina e Caribe em relação ao mercado de carbono. Seu objetivo foi divulgar a experiência e as lições aprendidas com as iniciativas regionais a fim de apontar os desafios e oportunidades em torno do mercado de carbono. O fórum ocorreu em Buenos Aires e foi organizado pelo CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e pelo BICE, o Banco de Desenvolvimento Argentino.

O coordenador do gFIS, professor Luan Santos, esteve em Junho de 2023 em Berlim, na Alemanha, participando do treinamento EnerTracks Study Tour, promovido pela instituição Agora Energiewende. Durante este período, teve a oportunidade de representar o Brasil nas discussões sobre transição energética, além de participar de visitas técnicas e de reuniões com organizações alemãs. Luan apresentou uma proposta de transição energética, analisando os setores de transporte, industrial, energético e residencial.

Na quarta-feira (31/05/2023), a aluna Giovanna Tosto representou o gFIS na 12ª SIAC com o seu trabalho de “Mapeamento das Finanças e dos Investimentos Sustentáveis no Brasil”, realizado sob a orientação do Prof. Dr. Luan Santos, Coordenador do gFIS.

Além deste projeto, a Giovanna também apresentou o trabalho “Sustentabilidade na FACC/UFRJ: percepções e perspectivas do corpo discente”, uma iniciativa das alunas de Administração Ana Clara Ulyssea, Giovanna Tosto e Julia Carvalho também sob a orientação do prof. Luan Santos. 

Na quarta-feira (26/04/2023), o professor Luan Santos conversou com a BRASFI sobre o tema Política Climática e Precificação de Carbono: Uma Experiência Comparada entre Brasil e Áustria. 

Na quinta-feira (06/04/2023) o Vice-Coordenador do gFIS, Luiz Moura, apresentou, em coautoria com Cláudio Ferraz (University of British Columbia e PUC-RJ), Lars Norden (FGV) e Ricardo Schechtman (Banco Central) o seminário “The Real and Financial Costs of Washing Away Corruption: Evidence from Brazil’s Lava Jato Investigation”, promovido pelo Depep do Banco Central do Brasil. 

Na quinta-feira, 09/02/2023, o prof. Luan abriu o módulo 1 do curso “Inovação e Transição Energética” no Núcleo de Estudos em Gestão, Ergonomia e Projetos (NEGEP) da UFRJ.